Como posso me convencer que preciso de terapia?

 
Avatar Ana Carolina C. Christovam Ana Christovam
07/07/2024
 
< Post Anterior
Próximo Post >

#Autoconhecimento #Psicoterapia #Saúde mental

Muitas vezes, ouvir falar sobre terapia pode despertar uma série de perguntas e sentimentos. Será que realmente preciso de terapia? Como saber se isso é para mim? 

A decisão de buscar ajuda profissional pode ser desafiadora, mas é um passo importante para o bem-estar e autoconhecimento.

Reconheça os sinais:

Sentimentos Constantes de Tristeza ou Ansiedade  Se você se sente frequentemente triste, ansioso ou sem esperança, esses podem ser sinais de que algo não está bem. Esses sentimentos podem interferir na sua rotina diária e na sua qualidade de vida.

Dificuldade em Lidar com Situações Estressantes  Todos enfrentamos situações estressantes, mas se você sente que não consegue lidar com o estresse de maneira saudável, a terapia pode oferecer estratégias e ferramentas para enfrentar esses desafios.

Problemas de Relacionamento Dificuldades em se relacionar com amigos, familiares ou colegas de trabalho podem indicar a necessidade de uma perspectiva externa. Um terapeuta pode ajudar a entender e melhorar essas dinâmicas.

Comportamentos Autodestrutivos Se você percebe comportamentos como uso excessivo de álcool, drogas, compulsão alimentar ou outros hábitos prejudiciais, pode ser um sinal de que algo mais profundo precisa ser tratado.

Sentimento de Desconexão Sentir-se desconectado de si mesmo, dos outros ou das atividades que antes traziam alegria pode ser um indicador de que a terapia pode ser benéfica.

Nesse sentido buscar terapia pode ser um passo importante na  direção de melhorias e  crescimento pessoal. A terapia oferece um espaço seguro para explorar seus pensamentos e sentimentos por meio da escuta e da orientação de um profissional qualificado.

< Post Anterior
Próximo Post >
Avatar Ana Carolina C. Christovam

Ana Carolina C. Christovam

Psicóloga formada pela UNIMEP (2008), Mestre (2011) e Doutora (2016) em Educação Especial pela UFSCar, é Diretora do Instituto Vínculo.

Foi professora e cordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Media grupos e realiza supervisão clínica em Análise do Comportamento e em psicologia educacional/escolar. Tem experiência em atendimentos clínicos com crianças, adolescentes e adultos e presta serviços em psicologia escolar.

CRP 06/9246-7