Quer começar fazer terapia, mas não sabe como dar o primeiro passo?

 
Avatar Ana Carolina C. Christovam Ana Christovam
08/07/2024
 
< Post Anterior
Próximo Post >

#Psicoterapia #saúde mental

Decidir começar a terapia é uma decisão pessoal e pode ser um pouco assustadora, mas como falamos anteriormente, você poderá se beneficiar muito desse processo. 

Quer dar o primeiro passo?  Quanto mais informações você tiver sobre o processo melhores as chances de  iniciar o processo de forma mais acertada e tirar maior proveito deste processo. 

Aqui estão algumas dicas para facilitar esse processo:

  1. Pesquise Profissionais Procure terapeutas qualificados e com boas recomendações. Muitas clínicas oferecem informações sobre seus profissionais e suas abordagens.

 

  1. Marque uma Consulta Inicial Um primeiro encontro pode ajudar a esclarecer dúvidas e a estabelecer uma conexão com o terapeuta.

 

  1. Esteja Aberto Aborde a terapia com mente aberta e disposto a explorar suas emoções e pensamentos.

 

  1. Seja Paciente O processo terapêutico leva tempo e cada pessoa tem seu próprio ritmo. Permita-se experimentar e crescer ao longo do caminho.

 

  1. Não tenha vergonha. Pergunte, e pergunte de novo, quanto menos dúvidas você tiver, maior as chances de iniciar o processo de psicoterapia com mais efetividade.

Buscar terapia é um ato de autocuidado e um passo importante em direção a uma vida mais equilibrada e satisfatória. Caso você não se sinta confortável com o profissional que conheceu, comece novamente o processo. Para terapia é necessário identificação com o profissional. 

Você sente que poderia se beneficiar de uma ajuda profissional, considere dar esse passo. Afinal, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

 

< Post Anterior
Próximo Post >
Avatar Ana Carolina C. Christovam

Ana Carolina C. Christovam

Psicóloga formada pela UNIMEP (2008), Mestre (2011) e Doutora (2016) em Educação Especial pela UFSCar, é Diretora do Instituto Vínculo.

Foi professora e cordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Media grupos e realiza supervisão clínica em Análise do Comportamento e em psicologia educacional/escolar. Tem experiência em atendimentos clínicos com crianças, adolescentes e adultos e presta serviços em psicologia escolar.

CRP 06/9246-7