Estudar também se aprende

#técnicas de estudo #vestibular #concursos
Por que estudar é tão difícil? É muito comum pessoas formularem ou ouvirem essa pergunta durante a vida.
O estudo pode estar ligado a um pesado fardo do qual é preciso se livrar o mais rápido possível. No entanto existem muitos fatores, individuais ou familiares, que podem estar relacionados a dificuldades para estudar.
A grande maioria das pessoas que têm dificuldades para estudar, ou não gostam de fazer isso, não aprendeu a fazê-lo de modo apropriado ou, ainda, não aprendeu a produzir bons resultados e obter prazer no estudo como forma de acesso ao conhecimento existente.
Frequentemente, ambos os motivos estão presentes nas histórias de vida dos que não conseguem desenvolver um repertório de estudos suficiente para as necessidades que enfrentam. A boa notícia é: não precisa ser assim! Quanto antes uma análise desses fatores for realizada maior as chances de que as mudanças sejam implementadas e que um repertorio adequado de estudos seja instalado. [Texto adaptado de Cortegoso, Christovam & Coser, 2019]
Em geral, adultos e crianças não têm sido ensinados a estudar de maneira correta.
Um adequado preparo é fundamental para que boas condições de estudo sejam alcançadas. Embora algumas crianças aprendam a estudar sem que alguém as ensine, capacitá-las especificamente para isso evita perda de tempo e sofrimento geralmente decorrentes de práticas inadequadas de estudo, prevenindo dificuldades escolares e suas consequências.
Pessoas mais bem preparadas para estudar são, em geral, mais competentes para lidar com seu meio – não apenas escolar - e gostar de estudar pode ser fundamental para diferenciar “estudantes” de pessoas “estudiosas”. Hábitos adequados de estudos podem te ajudar na aquisição de outros comportamentos importantes para vida. [Texto adaptado de Cortegoso, Christovam & Coser, 2019]
A psicologia pode ajudar neste processo. Serviços de orientação para estudos pode ser útil ao ensino de crianças pequenas e também adultas. Estudar é importante e pode ser mais simples do que tem sido. Procure um profissional.
Quando uma pessoa apresenta comportamentos de estudo avaliados como inadequados, tipicamente isto se refere à não ocorrência de muitos dos comportamentos que compõem o “estudar adequado” e à ocorrência de comportamentos que evitam ou adiam a realização de atividades acadêmicas - um fenômeno comumente chamado de procrastinação – e olhar pra isso é imprescindível para que comportamentos concorrentes diminuam de frequência dando lugar ao esperado ao estudar.
Outro problema muito frequente em relação aos estudos diz respeito às condições em que o estudar se dá: ambientes pouco adequados em termos de luminosidade, silêncio, conforto e outras condições que podem dificultar o processo.
Não é incomum também que pessoas estejam estudando com métodos pouco adequados considerando o objeto estudado já que existem técnicas ou métodos que favorecem determinados tipos de conteúdo.
Também é possível encontrar pessoas que estejam estudando com materiais inadequados a tarefa proposta: faltam materiais que atendam às necessidades, sobram materiais incompatíveis.
Por fim, pode ser que exista uma defasagem em termos do próprio conteúdo estudado. A pessoa ainda não tem elementos pré-requisitos que sejam importantes para o estudo daquilo que se propõe. Neste caso a aprendizagem pode requerer mais tempo e apoio. [Texto adaptado de Cortegoso, Christovam & Coser, 2019]
Há outras condições que interferem no comportamento eficiente de estudo. Todas as essas condições podem se combinar ou aparecer de forma isolada dificultando o processo e neste caso, uma avaliação pode ser desejável. Pequenas modificações podem ajudar no estabelecimento de condições mais adequadas ao estudar.
O papel da Psicologia no processo de estudo implica em ajudar o estudante a ser capaz de apresentar comportamentos que aumentem a chance de um estudo eficaz. São comportamentos relativos a lidar adequadamente com variáveis que podem afetar (e geralmente afetam) o estudo e que, portanto, devem ser consideradas e manejadas para produzir os resultados desejáveis do estudar.
Determinadas condições aumentam a chance de estudar mais e melhor, além de outras técnicas e manejos que podem ser feitos como administração de consequências agradáveis após a execução de tarefas de estudos.
A psicologia não só por meio de ações e serviços em consultório e escolas pode preparar adultos para avaliar, modificar e manter condições, de todos estes tipos, para que sejam maximizadas as condições favorecedoras de aprendizagem e manutenção de comportamentos de estudos adequados de crianças e pessoas que desejem estudar.
Os serviços em psicologia nessa área ajudam os interessados a selecionar e providenciar determinadas condições pode contribuir para um estudar mais adequado apresentando informações relevantes para que familiares e docentes possam fazer isso de forma mais leve e precisa. [Texto adaptado de Cortegoso, Christovam & Coser, 2019]