Uso de telas e desenvolvimento infantil

 
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08/11/2024
 
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#telas #desenvolvimento infantil

Nos últimos anos, a presença de telas no cotidiano das crianças se tornou um tema de debate entre pais, educadores e profissionais da saúde. Tablets, smartphones e computadores estão ao nosso redor e, inevitavelmente, fazem parte do dia a dia dos pequenos. Muitos pais se perguntam: "Será que estou prejudicando o desenvolvimento do meu filho ao permitir o uso de telas?"

A resposta para essa pergunta não é simples, mas é importante entender o impacto que o uso excessivo ou inadequado pode ter no desenvolvimento infantil.

O que dizem os estudos sobre o uso de telas na infância?

Diversas pesquisas indicam que a exposição prolongada às telas pode trazer alguns efeitos negativos no desenvolvimento de crianças pequenas, principalmente em áreas como a socialização, a capacidade de concentração e a saúde física. Crianças que passam muitas horas do dia diante de dispositivos eletrônicos tendem a desenvolver comportamentos mais sedentários, o que pode contribuir para problemas de saúde, como obesidade infantil.

Além disso, o uso de telas durante períodos prolongados pode afetar o sono das crianças, pois a luz emitida pelos dispositivos pode inibir a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular o sono. Isso faz com que muitas crianças tenham dificuldade para dormir, o que impacta diretamente em seu humor, disposição e capacidade de aprendizado.

Mas será que toda interação com a tecnologia é prejudicial?

A tecnologia em si não é necessariamente vilã. O problema está na forma e na frequência com que as telas são usadas. O uso consciente e monitorado das telas pode, sim, fazer parte do desenvolvimento saudável. Existem conteúdos educativos e interativos que podem ser benéficos, estimulando habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e a coordenação motora.

Para os pais e responsáveis, compreender esses impactos é o primeiro passo para ajudar a criança a ter uma relação equilibrada com a tecnologia.

Ficou interessado em saber mais sobre como orientar o uso de telas de forma saudável? Acompanhe nosso blog, e na próxima postagem vamos dar dicas sobre como garantir uma interação equilibrada e construtiva com a tecnologia.

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Ana Carolina C. Christovam

Psicóloga formada pela UNIMEP (2008), Mestre (2011) e Doutora (2016) em Educação Especial pela UFSCar, é Diretora do Instituto Vínculo.

Foi professora e cordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Media grupos e realiza supervisão clínica em Análise do Comportamento e em psicologia educacional/escolar. Tem experiência em atendimentos clínicos com crianças, adolescentes e adultos e presta serviços em psicologia escolar.

CRP 06/9246-7